O teto previdenciário, estabelecido anualmente com base no INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor do ano anterior, é o valor máximo de qualquer benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Corresponde também ao valor máximo de contribuição a ser realizado por qualquer segurado, ao INSS. Em 2021 o valor calculado é de R$ 6.433,57, considerado o INPC de 2020, que foi de 5,45% (acumulado).

O INPC, mensurado pelo IBGE, corrige o poder de compra dos salários, incluindo aposentadoria e demais benefícios, para o cálculo é considerada a faixa salarial mais baixa (até 5 salários-mínimos), e seu percentual é utilizado como base para reajustes salariais, o que engloba, também, o teto do INSS.

A compreensão dos valores de contribuição e recolhimento são fundamentais para que os indivíduos possam planejar corretamente seu benefício e buscar a alternativa que mais atende suas necessidades. O recolhimento previdenciário proporciona diversos e diferentes benefícios que vão desde salário maternidade até auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), dentre outros.

Accorsi Trindade Advocacia

#accorsitrindadeadvocacia  #advocaciapersonalizada e #solucoesjuridicas na era da #advocacia40