Dentro dos processos de adequação as normas da LGPD, a realização do mapeamento de dados – ou data mapping, é imprescindível para a correta execução do trabalho.

Trata-se de um documento que apresenta um panorama geral do ciclo de vida dos dados, desde a sua entrada ou disponibilização até a necessidade de descarte, atentando aos quesitos de privacidade e segurança da informação e do tratamento dos mesmos.

Igualmente importante é preciso apontar no documento a base legal que respalda o tratamento deste dado pessoal, o nível de segurança da base de dados e demais informações necessárias para a análise de vulnerabilidades técnicas e jurídicas.

Um dos principais objetivos é disponibilizar de forma organizada e rastejável as operações de tratamento de dados realizadas dentro da empresa e/ou por profissionais que captam dados pessoais. O documento é uma forma de diagnosticar os processos de segurança da informação e privacidade, a fim de corrigir potenciais falhas que possam resultar no vazamento de dados ou na tratativa incorreta dos mesmos.

Accorsi Trindade Advocacia