Para a adequação dos processos internos às normas da LGPD, o primeiro passo a ser dado é compreender o negócio e funcionamento da empresa ou instituição.
São mapeados os procedimentos e todo fluxo de trabalho que tange dados pessoais, sejam eles internos ou externos. É preciso avaliar e compreender os riscos do negócio e a importância da utilização dos dados.
Profissionais que estejam trabalhando neste mapeamento, precisam ter a compreensão do funcionamento dela, bem como identificar quais dados são necessários em quais momentos e ajudar a empresa a definir estratégias para seu tratamento.
Todo ciclo de vida do dado deve ser devidamente identificado e padronizado, de forma a garantir que somente aqueles que necessitam tenha acesso aos mesmos e definir como eles serão tratados e eventualmente, descartados.
Esta etapa de autoconhecimento será a base para o trabalho completo de adequação. É muito importante que os diversos níveis da empresa estejam envolvidos, em especial, aqueles que se utilizam dos dados para exercer suas tarefas.
Accorsi Trindade
Advocacia com propósito
#accorsitrindadeadvocacia #advocaciacomproposito
#solucoesjuridicas na era da #advocacia40
08.10.2021