Dentro do universo da negociação, um dos elementos chaves para a sua condução é a comunicação. De forma clara e objetiva, é preciso que as partes tenham a capacidade de expor seus argumentos e da mesma maneira, estejam abertas aos contrapontos dos demais.
No processo de comunicação, existe uma técnica que pode ser utilizada para aprimorar as habilidades comunicacionais e relacionais dos negociadores, a comunicação não violenta (CNV).
Trata-se de uma forma de capacitar as pessoas para que reformulem a maneira como se expressam e ouvem. Baseada na linguagem e comunicação, a técnica compreende as habilidades de falar e ouvir, possibilitando que indivíduos desenvolvam a escuta ativa, favorecendo o estabelecimento da conexão com a visão das partes envolvidas.
Com o diálogo aberto, é possível chegar a soluções criativas que atendam as necessidades estabelecidas no início das tratativas, favorecendo que as interações ocorram com mais respeito, atenção e empatia.
A CNV é uma grande aliada nos processos de negociação e deve ser estudada dentro das estratégias e da atuação dos envolvidos.
Accorsi Trindade Advocacia