No último mês, um acordo extrajudicial realizado perante a 2º Vara da comarca de Santa Rosa/RS evitou a greve de cerca de 4 mil trabalhadores de uma indústria de alimentos.

Foram realizadas aproximadamente 12 reuniões de mediação extrajudicial para conseguir chegar ao acordo entre os sindicatos dos trabalhadores na indústria da alimentação de Santa Rosa e Santo Ângelo e a empresa Alibem Alimentos.

A entidade reivindicava o pagamento do Prêmio de Participação nos Resultados (PPR), e a empresa sustentava que não poderia pagar essa verba extra em razão de prejuízo registrado em 2022. Diante disso, a magistrada responsável pela Vara foi procurada para mediar a negociação e evitar greve e eventual judicialização do caso.

Ao final das 12 reuniões se chegou à quantia de R$ 750 (meio salário-base) para cada um dos cerca de quatro mil funcionários das duas plantas da empresa (Santa Rosa e Santo Ângelo) e das granjas da região que as abastecem, a título de bonificação substitutiva do prêmio de participação nos resultados.

“Trabalhamos sempre com o objetivo da pacificação social. E mesmo de forma extrajudicial, a mediação realizada se apresentou como uma forma preventiva de solução de conflitos (…)”, disse a magistrada responsável pelo caso.

FONTE: TRT4

#accorsitrindadeadvocacia #advocaciacomproposito #solucoesjuridicas #advocacia40 #legal #advocacia #batepapoat #gestaojuridica #negociacao