O correto recolhimento do INSS pelo segurado é um dos pontos de atenção no momento da solicitação do benefício de aposentadoria. Nem todos os segurados podem ou precisam pagar as guias de recolhimento que podem estar atrasadas.

São duas as categorias de contribuintes que podem efetuar o pagamento da guia de recolhimento do INSS em atraso, o contribuinte facultativo e o contribuinte individual.

Facultativo: pessoa que não trabalha, mas paga INSS para garantir benefícios previdenciários. Nestes casos, o contribuinte pode efetuar o pagamento, através do site da Receita Federal, caso a guia não esteja com mais de 6 meses do vencimento.

Individual: é aquele que exerce atividade profissional remunerada por conta própria, antigo profissional autônomo. Nestes casos, é possível pagar o INSS em atraso de qualquer época. Porém, importante verificar se existe a necessidade de comprovação do trabalho.

Questões como estas podem ser mitigadas através de um bom planejamento previdenciário, que visa identificar e resolver possíveis entraves e fazer as correções necessárias.

Accorsi Trindade

Advocacia com propósito

#accorsitrindadeadvocacia  #advocaciacomproposito
#solucoesjuridicas na era da #advocacia40
03.09.2021