Os dados pessoais no setor hoteleiro são tratados em diferentes momentos da jornada do cliente. Os contatos podem ocorrer desde a visita ao site, com autorização de cookies, até a necessidade de cadastro biométrico para abertura de fechaduras.

Assim como os demais setores da economia, a hotelaria precisa estar atenta às normas da LGPD e garantir que os dados coletados sigam os caminhos corretos e sejam tratados da forma adequada.

Uma boa revisão de processos pode auxiliar a identificar fraquezas e efetuar melhorias no sentido de obter mais segurança no ciclo de vida do dado. Alguns pontos de contato são:

. sites próprios de reserva on-line;
. serviços de agendamento de quartos terceirizados;
. redes socais com coleta de dados;
. contratos para fechamento do serviço;
. ordens de serviço para cobrança;
. check-in e check-out;
. atendimento presencial e via telefone;
. atendimentos via aplicativos de mensagens;
. mailing list para clientes cadastrados.

A adequação à LGPD além de seguir a lei é também um diferencial competitivo para as empresas, uma vez que elas possuíram processos mais transparentes e respeitosos para com seus clientes.

Accorsi Trindade
Advocacia com propósito
06.06.2022