Recentemente, o TRF1 negou o benefício da aposentadoria especial à uma trabalhadora rural, por entender que não foram apresentados os documentos necessários para comprovar o serviço.

A organização da documentação que comprova a vida laboral do beneficiário é de suma importância no processo de aposentadoria. Para cada período de contribuição é necessária uma documentação específica, como por exemplo a Guia de Contribuição Previdenciária.

Outra documentação importante é a carteira de trabalho, é preciso verificar que ela esteja com as informações legíveis, para que possam ser admitidas no processo.

O preparo da documentação é fundamental para o andamento do processo, visto que ele dá início ao pedido e, caso não esteja completa, o pedido pode ser negado ou processado de forma incorreta. Isto acarreta o aumento do tempo de espera pelo benefício e pode causar danos aos segurados.

Atualmente, há cerca de 1,8 milhão de pedidos aguardando a aprovação do INSS para concessão de aposentadorias, pensões, auxílios e do BPC – Benefício de Prestação Continuada. (ESTADÃO, 2021)

Accorsi Trindade

Advocacia com propósito

#accorsitrindadeadvocacia  #advocaciacomproposito
#solucoesjuridicas na era da #advocacia40
27.10.2021