A negociação enquanto prática para resolução de conflitos tem gerado bons resultados no meio jurídico e está sendo utilizada em momentos que antecedem ou até mesmo durante litígios. Contudo, sua prática esta associada à paradigmas que precisam ser vencidos a fim de ser possível sua utilização.

A ideia de existir sempre um lado vencedor e outro perdedor ou a noção de que o ganho de uma parte implica em perdas para a outra, são algumas das barreiras enfrentadas quando o assunto é negociação. Ademais, na sociedade brasileira a crença é de que a justiça somente é alcançada a partir de uma decisão do Poder Judiciário, através de uma sentença imposta o que pode gerar um preconceito sobre novas práticas que podem gerar resultados imprevisíveis ou inesperados.

Porém, a negociação se estrutura em pilares sólidos e numa técnica qualificada, onde se tira do problema os sentimentos e se analisa alternativas e possibilidades a partir da real necessidade dos envolvidos. A negociação é baseada em princípios, os quais se baseiam no princípio ganha-ganha, onde se buscam benefícios mútuos e em caso de impasse, se insista em um resultado que se baseie em padrões justos independentemente da vontade de cada lado.

Os ganhos com a prática da negociação são expressivos e vão além do ambiente jurídico, sua aplicação ocorre nas mais diversas situações do cotidiano e nós acreditamos que este método possibilita ganhos que ultrapassam os paradigmas atuais.

Accorsi Trindade

Advocacia com propósito

#accorsitrindadeadvocacia  #advocaciacomproposito

#solucoesjuridicas na era da #advocacia40