Negociar é um processo que permite encontrar um ponto de equilíbrio entre as partes para que os objetivos sejam atendidos. Quando a negociação é feita antes do fechamento de um contrato ou parceria, ela possibilita a mitigação de problemas financeiros e desgastes desnecessários ao longo do período, resultantes de desacordos.
No ambiente jurídico este processo visa a diminuição de litígios, entendendo que os acordos serão estabelecidos com base em premissas aceitáveis por ambas as partes. Para uma boa negociação, algumas habilidades podem e devem ser exploradas.
Perceber as emoções da outra parte é fundamental. Como as tratativas se dão com seres humanos, você não está lidando somente com uma transação, mas também com tudo que abrange o comportamento – emoções, inteligência, ética, preconceitos. A não percepção ou negligência pode gerar mal-entendidos e desacordos até mesmo antes do processo começar. É importante sempre buscar compreender como o outro está se sentido tanto em relação ao processo quanto a seus termos.
Para tanto, um caminho é que você deixe claro seus sentimentos e peça aos demais que façam o mesmo. Isto ajuda na neutralização do efeito das emoções na percepção do negócio. O método Harvard de negociação preconiza que é necessário separar as pessoas dos problemas, ou seja, o como do que. Compreender os sentimentos alheios auxilia na hora de abordar o como.
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