A disputa judicial entre a Kraft Foods (hoje Mondelez) e a Starbucks, que resultou em uma conta de US$ 2,75 bilhões para a gigante do café, é um exemplo da importância da negociação bem formulada antes do fechamento de contratos.
O acordo feito em 1998 estabelecia que a Mondelez embalaria e venderia no varejo, capsulas de café da Starbucks. Devido ao sucesso do produto e expansão do mercado, a cafeteria optou pela quebra de contrato para lançar-se a este nicho.
O valor proposto como ressarcimento da quebra de contrato não foi aceito e ambas acabaram em uma disputa bilionária que resultaria na decisão acima mencionada. Entendendo que à época o mercado era iniciante e pouco se conhecia da demanda, podemos compreender que teria sido mais prudente estabelecer um contrato flexível, que permitisse às partes se ajustem de acordo com o que apontam as tendências.
Previsões em casos como este podem ser arriscadas, portanto, acordos que prevejam períodos de atualização das expectativas, revisões periódicas e contingências especificas podem ser grandes fatores chaves para o bom andamento da parceria e bons resultados.
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