O planejamento previdenciário visa garantir que o trabalhador possa se aposentar da forma mais rápida possível e com o melhor benefício disponível. O ideal é que ele seja feito o quanto antes pois, o processo de aposentadoria exige o cumprimento de uma série de requisitos e é importante que se esteja a par de cada um deles.

Para que o recebimento do benefício esteja de acordo com as determinações da legislação previdenciária e com aquilo que o trabalhador deseja, é importante que o planejamento seja feito da forma mais completa possível.

O planejamento permite organizar a vida contributiva de forma preventiva. Evitando prejuízos com recolhimentos desnecessários, contribuições abaixo do mínimo exigido, recolhimentos equivocados, códigos errados e outras inconsistências que podem ocorrer ao longo do processo.

Quando o planejamento é feito nos trabalhadores com menos tempo de atuação, ele pode ser utilizado como parte de um planejamento estratégico de vida e subsídio para tomadas de decisão – melhores opções de contribuição, evitando desperdícios, prejuízos e até desgastes futuros.

No caso de beneficiários que estejam prestes a dar entrada no processo, o estudo serve para esclarecer o benefício, direitos e deveres e também, para que ele possa perceber quaisquer violações ou pendencias.

A legislação previdenciária gera diversas dúvidas e existem uma série de caminhos que podem ser perseguidos até que se chegue ao ideal buscado pelo trabalhador. É importante que a documentação e o processo como um todo estejam claros e que o beneficiário tenha ciência de todo processo e dos valores corretos aos quais terá direito.

Para aposentadorias especiais, aquelas que são dadas à trabalhadores que exerceram suas funções sob exposição de agentes nocivos, alguns documentos específicos são exigidos para a comprovação de tal atividade. Nestes casos, o planejamento é vital para que o processo contenha todas as provas e informações necessárias.

Através do planejamento previdenciário você poderá entender quais são os seus requisitos, tempo de contribuição, documentos necessários e valores estabelecidos para contribuição e recebimento, possibilitando assim uma melhor tomada de decisão e um processo mais rápido e eficiente.